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Soluções para reduzir a fricção no checkout.


Ainda que o e-commerce tenha crescido bastante nos últimos anos, o carrinho abandonado continua sendo uma grande preocupação para os proprietários desse modelo de negócio.


Muitas lojas virtuais estão perdendo dinheiro devido ao alto índice de abandono de carrinho, mas é possível reverter este quadro com algumas medidas simples.

Fatores como a ascensão dos smartphones tornaram as compras digitais mais fáceis e acessíveis do que nunca. No entanto, a velocidade e a conveniência dos smartphones e dos pagamentos digitais também trouxeram alguns desafios. Agora há uma necessidade entre os comerciantes para remover o máximo possível de atritos desde o onboarding até o checkout, a fim de minimizar o número de carrinhos abandonados.


Quanto os carrinhos abandonados custam para os comerciantes?

Segundo pesquisas, a taxa de abandono de carrinho chega a mais de 70%, e aproximadamente 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados.


3 motivos para abandono do carrinho


1. Preocupações com a segurança

Com o crescimento das vendas online, vem a preocupação dos consumidores em relação aos riscos de privacidade e segurança no meio digital.


Segundo a pesquisa Cisco 2022 Consumer Privacy, para 81% dos entrevistados a maneira como a empresa trata os dados pessoais é um indicativo de como ela vê e respeita seus clientes. Esse dado mostra que os consumidores estão cada vez mais exigentes quantos a transparência dos negócios.


Um outro estudo realizado pela Axway, empresa líder de gerenciamento de APIs, aponta que a falta de segurança em relação aos dados privados faria com que 78,6% dos consumidores não finalizassem a compra.


2. Velocidades de checkout lentas ou complexas

Um em cada cinco compradores abandona uma compra se demorar mais de um minuto para finalizar a compra. De acordo com o relatório mais recente da Digital Economy Payments, quase um quarto de todas as recusas de cartão se devem a erro do usuário.


É claro que 60 segundos não é muito tempo, então os comerciantes precisam aproveitar ao máximo cada momento. Reduzir a coleta de dados na fase de onboarding pode ajudar a evitar atritos no checkout. Isso acontece, principalmente, se os clientes precisarem fornecer muitos dados pessoais, por não possuírem uma conta.


3. Falta de escolha

As preferências de pagamento dos consumidores diversificaram-se nos últimos anos. Dados do WorldPay mostram que as carteiras digitais representaram 27% de todas as transações de comércio eletrônico em 2021. Cartões de crédito e débito, transferências bancárias e esquemas Buy Now, Pay Later (Compre agora, pague depois) vieram logo atrás. E ainda, o Pix será responsável por 35% do valor das transações no e-commerce no Brasil até 2026.


Naturalmente, o grande desafio para os comerciantes é equilibrar essas preferências e oferecer métodos de pagamento populares. Os consumidores estarão mais inclinados a abandonar o carrinho se não encontrarem a opção de pagamento preferida. Em parte, isso se deve aos motivos de segurança e conveniência que discutimos acima.


Como eliminar o atrito no checkout em sua empresa

O atrito no checkout é um problema complexo – os clientes exigem processos de checkout e pagamento que ofereçam uma variedade de recursos. No entanto, soluções de pagamento modernas como a da Beeteller estão aqui para ajudar. Oferecemos um provedor de pagamentos altamente tecnológico, e estamos ligados a diversos bancos e adquirentes no mercado latino-americano.


As ferramentas de Onboarding & KYC eliminam a necessidade de entrada manual de documentos, enquanto valida o usuário. Isso significa que seus clientes serão aprovados sem precisar esperar muito tempo no processo de cadastro.

Então, se sua empresa precisa receber pagamentos de forma rápida, e ainda, garantir que os clientes saibam que seus dados estarão seguros e protegidos, vamos conversar.

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